10 dicas para a carreira em período de desafios.

10 dicas para a carreira em período de desafios

Em nossa visão, não existe sorte nem azar: o que existe, sempre, é um bom ou um mau posicionamento. Até para ganhar a Mega Sena o posicionamento é essencial, pois as pessoas precisam, no mínimo, jogar. O espaço para o caso fortuito é bastante pequeno.

Na carreira isto também é verdade, não importa a temperatura ou os humores do mercado. Aliás, quanto mais adversas as condições, maior deverá ser a atenção para se estar no lugar certo, na hora certa e com as qualificações certas.

Não há uma receita infalível para isto – quem dera! -, mas algumas dicas podem ser úteis.

  1. Evitar ficar disponível nesta fase, se possível. Se já estiver disponível, dedicar-se com afinco à campanha de recolocação, principalmente com o uso intensivo da rede de relacionamentos.
  2. Manter-se produtivo, eficaz e criativo, procurando ser visto como alguém contributivo, comprometido e com quem a empresa pode contar.
  3. Manter o ânimo elevado e alta positividade, servindo de exemplo e de alento para os demais, nunca se curvando perante as dificuldades.
  4. Utilizar janelas de comunicação para fora da empresa, conversar com clientes, fornecedores e formadores de opinião, transmitir serenidade e objetividade, procurar formar parcerias para reduzir custos ou aumentar a eficiência, trazer informações úteis do campo.
  5. Manter-se bem informado sobre o que acontece no mercado e na conjuntura em geral; ler noticiosos, livros, artigos e matérias na internet; ouvir ao noticiário, ir a conferências e debates.
  6. Estar atento para todas as formas inteligentes e significativas de reduzir custos e evitar desperdícios; envolver a equipe nesta empreitada; evitar afetar o clima organizacional com economias irrisórias que mexem mais com o estado de espírito do que com o caixa.
  7. Procurar identificar os custos e motivos da não-qualidade, buscando reduzir problemas advindos dos fornecedores, do processo produtivo, da logística, do cliente e de devoluções do campo.
  8. Estar atento a nichos não atendidos, a oportunidades geradas pelo mau atendimento ou erro de algum concorrente; buscar diferenciais para o produto com um mínimo de custo ou esforço; não perder nenhuma oportunidade de vender mais.
  9. Aprimorar-se pessoalmente, fazer cursos, iniciar uma pós graduação, aperfeiçoar ou iniciar o aprendizado de mais um idioma.
  10. Exercitar-se, manter o contato com a natureza, curtir a família e os relacionamentos através dos meios digitais, e cuidar do espírito, para aqueles que têm a graça da Fé.

Atitudes como estas são positivas e produtivas, nos posicionam como parte da solução e nos fazem pessoas mais agradáveis de se conviver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *