O sucesso de uma campanha de recolocação depende de um bom planejamento e do uso correto da rede de relacionamentos.
Numa campanha de recolocação existem dois tipos de reunião: as reuniões de aconselhamento e as entrevistas de emprego. Nas primeiras buscamos o apoio da nossa rede; e, nas segundas, participamos de processos seletivos.
Nas reuniões de aconselhamento buscamos conselhos e orientações de pessoas experientes e bem posicionadas sobre o nosso momento profissional. Alé disso, justamente porque essas pessoas são experientes e bem posicionadas, nessas reuniões procuramos causar a melhor das impressões. Só assim poderemos obter indicações para outras reuniões de aconselhamento ou, eventualmente, receber ofertas de emprego. O objetivo principal nestas reuniões é despertar a admiração no interlocutor. É assim que a rede fica viva e se multiplica.
Em suma, nos dois tipos de reuniões os profissionais precisam demonstrar um alto grau de empregabilidade, ou seja, aquele conjunto de conhecimentos, competências e posturas que geram valor para o empregador. A empregabilidade é como a capacidade de entrar no campo com a partida em andamento e executar o seu papel com um nível de desempenho igual ou superior à média da equipe. Para ajudar essa demonstração, o currículo e o discurso devem ser organizados em torno de realizações profissionais, pois o que fizemos no passado é o que indica o nosso potencial de realizar no futuro.
E a empregabilidade de quem está há muito tempo parado?
Mesmo as pessoas que estão afastadas por um ou dois anos podem perfeitamente ter mantido a empregabilidade, principalmente se procuraram se manter atualizadas. Esse intervalo de tempo não torna ninguém obsoleto, apesar de todo o avanço tecnológico atual.
O currículo deve apoiar as reuniões e as entrevistas.
As reuniões de aconselhamento são a principal ferramenta para chegarmos a entrevistas e ofertas de emprego. Mas não podemos esquecer que o tempo das pessoas é precioso e que precisamos ajudá-las a nos ajudar. Por isso, em primeiro lugar, só devemos acionar a rede depois que tivermos estabelecido com precisão o nosso objetivo profissional. Também é indispensável que o currículo esteja organizado em torno de nossas realizações profissionais.
Isso feito, podemos acionar a rede e aproveitar ao máximo as reuniões de aconselhamento. A rede nos dará conselhos importantes e nos ajudará a fazer contatos pessoais com as pessoas certas nos setores desejados. O uso correto da rede evita dispersão de esforços, queima de cartuchos e frustrações.
Um abraço a todos!